A Oracle deve ter algum problema com pacotes .deb, como os do Ubuntu. A instalação do Java Development Kit é complicada, mas é possÃvel para usuários um pouco mais familiarizados com Linux.
Siga os passos abaixo (você precisará da senha de administrador, para usar o comando sudo):
- Baixe os quase 100MB do JDK mais recente, na página oficial;
- Descompacte-o numa pasta qualquer;
- Opcionalmente, renomeie a pasta “jdk.1.7.0_09″ (ou nome semelhante) para java (que é mais geral, sem a versão);
- Abra o terminal e digite: sudo mv java /usr (Isto irá mover a sua pasta java, com o JDK, para a pasta usr)
- Navegue da sua pasta “Documentos” para trás -> “usuário (seu nome)” -> “home” -> ” / “, e então entre na pasta usr.
- Clique com o botão direito para escolher Open terminal here;
- Navegue até a pasta ” / ” -> “etc” e procure pelo arquivo bash.bashrc;
- Abra o terminal nesta pasta, conforme já feito anteriormente, e digite sudo leafpad bash.bashrc (como uso o Xubuntu, o editor de texto dele é o leafpad. Se você quiser abrir o arquivo em outro editor de textos, substitua o nome usado na linha de comando);
- Adicione estas três linhas, ao fim do arquivo:
- export JAVA_HOME=/usr/java
- export CLASSPATH=$JAVA_HOME/lib
- export PATH=$PATH:$JAVA_HOME/bin
Salve o arquivo e saia. Abra o terminal em qualquer pasta e digite java -version. Se o comando for aceito ele irá escrever a versão do java, e isto mostrará que ele está instalado corretamente. Se o comando não funcional, reinicie o sistema, para carregar as novas configurações do bash.bashrc. Se após o reinÃcio o comando ainda não mostrar a versão, significa que a configuração da JDK não funcionou, por algum motivo.
Arquivos .jar não executam com duplo-clique
A este ponto, em caso de configuração bem sucedida, os arquivos .jar ainda não deverão estar abrindo com duplo-clique. Para que isto possa ocorrer:
- Clique com o botão direito num arquivo .jar e vá em “Abrir com outro aplicativo“;
- Clique em “Usar um comando personalizado“;
- Digite lá o caminho do arquivo java, da pasta bin do JRE: /java/j2se/jre/bin/java -jar (não esqueça do parâmetro ” -jar”, no final).
Teste o duplo-clique sobre arquivos .jar. Veja que a opção “Abrir com java” ficará disponÃvel no topo do menu do botão direito sobre o arquivo. Há ainda a possibilidade de rodar o arquivo no terminal, com o comando “java – jar nome-do-arquivo.jar”.
Pronto. Seu JDK está pronto para uso!
Eclipse
Se você precisa configurar esta JDK para abrir o Eclipse, edite o arquivo eclipse.ini, na pasta principal do eclipse. imediatamente antes de -vmargs, adicione duas linhas e salve o arquivo:
- -vm
- Caminho para a Java Virtual Machine. No meu caso é: /java/j2se/bin/java
- Para instalar o plugin do java no firefox, siga os passos:
- Navegue ate a pasta /usr/lib/firefox/plugins e abra o terminal lá.
- Digite sudo ln -s /usr/java/jre/lib/amd64/libnpjp2.co (para copiar um link deste arquivo para dentro da pasta de plugins do Firefox)
- A pasta amd64 é encontrada em jdk de 64 bits. Se você instalou uma versão de 32 bits, o nome da pasta deverá ser i386 ou i586
- A recomendação para uso do java web start e dos applets é com a jre de 32 bits (note que o plugin do firefox está na pasta jre).