Ensinar por exemplos

abril 2nd, 2012 | 0 comments

Estou estudando Sistemas de Informa√ß√Ķes Gerenciais (SIG) e Sistemas de Apoio √† Decis√£o (SAD).¬†Estou apanhando um bocado.

Se me perguntarem o que cada uma delas significa, eu sei responder, pois decorei os conceitos.

Mas se me perguntarem para o que servem, ou qual exatamente os serviços que elas fazem, vou dizer que (hoje, dois de abril) não faço a menor ideia.

Tudo por causa da mania de ensinar conceitos, sem dar exemplos. Defendo que o motor do ensino seja o exemplo, n√£o o conceito.

Um exemplo, muitas vezes, valem mais que dez conceitos. E j√° vi professores apresentando dez conceitos diferentes, e nenhum exemplo (isso, tipicamente, na universidade).

Isso me lembra a história da Triboluminescência.

Aprenda lendo o conceito:

“√Č a emiss√£o de¬†luz¬†em resultado do aquecimento dos¬†minerais¬†em baixa temperatura, entre 50¬ļ e 475¬įC, sendo inferior √† temperatura de incandesc√™ncia [...] ¬†A termoluminesc√™ncia √© observada normalmente apenas durante o primeiro aquecimento, e n√£o no reaquecimento, sendo que n√£o √© uma forma de transforma√ß√£o do¬†calor¬†em luz. A¬†energia¬†da luminesc√™ncia j√° est√° presente no mineral, e √© liberada atrav√©s da excita√ß√£o por leve aquecimento.”

Agora, experimente aprender na prática (Recomendo a leitura desta página):

“Pegue um torr√£o de a√ß√ļcar e coloque-o no congelador. Acorde √†s 3 da manh√£, v√° at√© a cozinha e abra o congelador. Amasse o torr√£o de a√ß√ļcar com um alicate e voc√™ ver√° um clar√£o azul. Isso se chama triboluminesc√™ncia.”

Experimente seguir meu conselho: começar pelo exemplo e depois estudar o conceito.

Tire suas pr√≥prias conclus√Ķes.

Tagged ,

Deixe um Coment√°rio

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre lang="" line="" escaped="" highlight="">