Programação para crianças 3

março 14th, 2012 | 0 comments

A orientação à objetos é organizada, linda… Mas complexa demais para as coisas simples.

Imagine uma criança de 11 anos tentando imprimir na tela o resultado de 2 + 2, tendo que criar um objeto para isso!

Para tornar tudo mais simples, proponho iniciar com uma programação imperativa.

Por exemplo, o programa se resume a uma única linha:

print(2+2)

E o programa lhe mostra o resultado: 4.

Para crianças e adolescentes, que nunca viram uma linguagem de programação na vida, os nortes ideais são:

  • Simplificar ao máximo: poucas linhas e comandos (nada de objetos!)
  • Partir do que é concreto: ver sempre resultados na tela

A orientação a objetos é um paradigma importante, mas abstrato. Vai entrar posteriormente no meu projeto de curso para crianças.

Tagged

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre lang="" line="" escaped="" highlight="">