A política na Educação Física escolar

março 6th, 2012 | 0 comments

Pol√≠tica √© uma palavra que se refere aos assuntos da cidade: Como pode um “cidad√£o” detestar os assuntos de sua cidade?

A escola finge ser apol√≠tica, mas quer formar cidad√£os. √Č uma contradi√ß√£o fundamental.

O mundo tenta combater o sedentarismo, busca uma melhor sa√ļde, enquanto a Educa√ß√£o F√≠sica escolar segue apol√≠tica, quando temos in√ļmeros bairros com condi√ß√Ķes prec√°rias na oferta de espa√ßos gratuitos para o lazer.

N√£o h√° parques, praias, ciclovias, lugares bonitos para passear, caminhas, correr, pedalar, nada que tire o cidad√£o de casa para se movimentar mais.

√Č contradit√≥rio.

Dei uma sugest√£o para incluir, no curr√≠culo m√≠nimo 2012, a discuss√£o de pol√≠ticas p√ļblicas para esporte e lazer. Acabou ficando de fora.

Entro em sala de aula e n√£o h√° um planejamento para discutir isso com os alunos:

  • Que espa√ßo gratuito a cidade oferece para o combate ao sedentarismo?

Parece pecado a Educação Física tratar de política, dar a consciência ao aluno de sua condição social e de sua força transformadora.

Nesse caso, eu sou um pecador.

 

Tagged , ,

Deixe um Coment√°rio

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre lang="" line="" escaped="" highlight="">