O tempo para Educação Física

março 5th, 2011 | 0 comments

Ah, o tempo! Se a Educa√ß√£o F√≠sica tivesse mais tempo na escola…

Se n√£o me engano, o texto original da LDB garantia tr√™s aulas semanais de 50 minutos √† Educa√ß√£o F√≠sica. Se diminuiu, implicitamente √© porque a sociedade brasileira n√£o v√™ import√Ęncia suficiente na Educa√ß√£o F√≠sica atual. Afinal, quem iria diminuir uma mat√©ria escolar importante?

O que temos são dois tempos de 50 minutos, normalmente no mesmo dia. Porém, a verdade é que o tempo é ainda mais escasso. Precisamos de 10 a 20 minutos para o deslocamento até a quadra, para a primeira troca de roupa, para reunir a turma toda, e mais 20 minutos para que os alunos usem os banheiros, os chuveiros, e troquem de roupa, ao final da aula. Assim, uma aula de 50 minutos cai para 20 minutos, e duas aulas de 50 minutos (100 minutos), cai para 60.

O que podemos ensinar bem em tão pouco tempo, num só dia por semana? Penso:

  • √Č ilus√£o querer usar este tempo para promover ganho de aptid√£o f√≠sica nos alunos. Precisaria de um m√≠nimo de tr√™s dias alternados por semana.
  • Me parece insuficiente para desenvolver com profundidade¬†as habilidades esportivas, caso se vise a formar atletas.

Minha concepção é a de que podemos ensinar bem a Educação Física, se seguirmos o seguinte caminho:

  • Apresentar atividades que os alunos n√£o conhecem¬†(esportes, dan√ßas, lutas, atividades de academia, etc), dando¬†variedade √† sua experi√™ncia na escola, para aumentar a probabilidade de que se interessem por alguma atividade e se tornem seus praticantes, fora da escola.
  • Desenvolver bem apenas duas ou tr√™s habilidades fundamentais dos dois ou tr√™s esportes mais influentes em nossa cultura (como a manchete e a condu√ß√£o de bola com os p√©s e com as m√£os)
  • lidar com o intelecto do aluno, sua compreens√£o sobre o mundo da atividade f√≠sica, atingir sua consci√™ncia, sua cr√≠tica e sua criatividade.

Provavelmente, as 80 horas anuais de Educação Física, com provas escritas e imprevistos diversos, cairá para até menos de 40 horas. Será preciso um estilo de Educação Física que aproveite bem estas horas escassas, para fazer diferença na vida dos alunos.

Tagged ,

Deixe um Coment√°rio

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre lang="" line="" escaped="" highlight="">